BLOG

6 dicas de prevenção de acidentes de trabalho

Existem muitos perigos à espreita no local de trabalho que podem colocar em risco a saúde, a segurança e o bem-estar dos colaboradores. Confira nossas 6 dicas de prevenção de acidentes de trabalho.
dicas-de-prevencao-de-acidentes-de-trabalho_shutterstock_1701628534-pichi

Existem muitos perigos à espreita no local de trabalho que podem colocar em risco a saúde, a segurança e o bem-estar dos colaboradores.

Seja calor excessivo, ruídos altos, produtos químicos, riscos ergonômicos ou outro perigo oculto no escritório, os riscos no local de trabalho podem ameaçar os funcionários em quase todos os momentos.

Felizmente, também existem maneiras de prevenir esses riscos ocupacionais antes que eles tenham a chance de afetar os trabalhadores. A melhor maneira de protege-los é estar informado e tomar medidas para evitar ao máximo esses riscos de acidentes de trabalho.

Aqui estão 6 dicas de prevenção de acidentes de trabalho para manter os funcionários protegidos de possíveis ameaças.

1 – Estabeleça uma cultura de segurança

Certifique-se de que os funcionários estejam cientes de quaisquer perigos que possam enfrentar durante o dia de trabalho e o que podem fazer para minimizá-los ou eliminá-los.

Estabelecer uma cultura de segurança no trabalho significa que todos – desde o CEO até a equipe de limpeza – estão cientes dos perigos e estão comprometidos em prevení-los. Para isso, você precisa dar o exemplo e garantir que todos saibam o que fazer em caso de emergências e como evitá-las.

2 – Fornecer treinamento e educação

Outra medida indispensável para prevenir riscos ocupacionais é fornecer treinamento e educação aos seus funcionários, para que eles saibam o que procurar e como evitar esses riscos. Isso pode ser tão simples quanto ensiná-los a trabalhar com segurança em torno de máquinas pesadas ou dar dicas sobre como levantar e mover objetos pesados ​​corretamente.

A maioria dos perigos no local de trabalho são óbvios. No entanto, alguns, como o ruído excessivo, podem ser fáceis de ignorar. Certifique-se de que todos estejam cientes dos riscos potenciais e saibam como resolvê-los.

Por exemplo, se os funcionários usam máquinas pesadas com frequência, certifique-se de que eles sejam treinados adequadamente sobre como usar o maquinário e tenham os equipamentos de proteção necessários.

3 – Crie um ambiente de trabalho seguro

Outra medida para prevenir riscos ocupacionais é criar um ambiente de trabalho seguro. Embora isso seja mais amplo do que as outras formas de prevenir riscos ocupacionais, ainda é uma maneira essencial de proteger os funcionários de riscos potenciais.

Se os colaboradores entrarem em contato com calor ou frio excessivo, produtos químicos ou outros perigos potenciais, você deve certificar-se de que existem maneiras de mitigá-los. Por exemplo, se eles estiverem trabalhando em um ambiente com altas temperaturas, verifique se há maneiras de mantê-los frescos, como fornecer ventiladores e garrafas de água ou coletes de resfriamento.

Certifique-se de que existem maneiras de mitigar outros perigos, como limitar a quantidade de produtos químicos no local de trabalho ou manter os níveis de ruído no mínimo.

4 – Forneça os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e Equipamentos de Proteção Individual – EPI

Equipamentos de proteção coletiva – EPCs são dispositivos utilizados no local de trabalho para proteger os trabalhadores dos riscos inerentes as atividades realizadas e o ambiente onde são realizadas. Eles podem estar relacionados ao tratamento de fontes de ruído, ventilação, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, sinalização de segurança, entre outros.

Os EPCs não dependem diretamente da colaboração dos funcionários para atender sua finalidade, sendo assim tem maior preferência na utilização pelas empresas minimizando os efeitos negativos de um ambiente de trabalho que apresente riscos ao trabalhador. Se eles não atenuarem os riscos completamente ou se oferecerem proteção parcial, o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual se torna obrigatório.

É o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, o responsável por recomendar qual EPI é adequado a cada caso.

Os tipos de EPIs utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger.

Confira alguns exemplos:

  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
  • Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

5 – Rastrear acidentes e incidentes

Outra forma de prevenir riscos ocupacionais é rastrear acidentes e incidentes. Isso pode ajudar a entender melhor os desafios que os funcionários estão enfrentando e onde existem riscos potenciais.

Por exemplo, se você trabalha em um depósito, pode querer rastrear o número de incidentes envolvendo levantamento pesado ou movimentação de objetos. Ao rastrear esses incidentes, você pode entender melhor onde estão os desafios e como corrigí-los.

Você pode usar essas informações para fazer alterações em seu local de trabalho que podem ajudar a evitar acidentes ou problemas no futuro.

6 – Certifique-se de que haja uma boa ventilação

Outra maneira de prevenir riscos ocupacionais é garantir que haja uma boa circulação de ar no ambiente de trabalho. Se os funcionários estiverem trabalhando com produtos químicos, por exemplo, certifique-se de que a sala onde estão realizando seu trabalho seja bem ventilada, pois os produtos químicos podem representar um sério risco à saúde.

A ventilação não é uma preocupação somente de empresas que trabalham com produtos químicos e relacionados, até em um escritório comum a circulação do ar é fundamental para o conforto e principalmente para evitar a disseminação de vírus, bactérias e ácaros.

Dicas de prevenção de acidentes de trabalho: conclusão

Quando se trata de manter os funcionários seguros e prevenir riscos ocupacionais, você não pode se dar ao luxo de ser descuidado. Devem ser tomadas as medidas para evitar os perigos e ameaças que acompanham o trabalho, seja em torno de máquinas pesadas ou produtos químicos, até uma loja ou escritório

Se o ambiente de trabalho for de baixo risco, a maioria dessas dicas não se aplicará, mas você ainda deve certificar-se de que está cumprindo a legislação e seguindo as recomendações e normas aplicáveis.

Ao seguir essas dicas, você pode garantir que seus funcionários estejam seguros enquanto estão no trabalho e tenham as ferramentas necessárias para se manterem saudáveis e felizes.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
A Revolução Digital na Gestão de Folha de Pagamentos
Dicas

A Revolução Digital na Gestão de Folha de Pagamentos

Avaliação de Candidatos: Métodos para garantir uma avaliação objetiva e justa.
Dicas

Avaliação de Candidatos: Métodos para garantir uma avaliação objetiva e justa

Gestão de Folha em conformidade com a Legislação
Dicas

Gestão de Folha de Pagamentos em conformidade com a legislação: Desafios e impactos

Os 4 maiores desafios da Gestão da Folha de Pagamentos e suas soluções
Dicas

Os 4 maiores desafios da Gestão da Folha de Pagamentos e suas soluções

0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br

Rua Brigadeiro Franco, 3309
Rebouças - Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua Abdon Batista, 149
Centro - Joinville - SC