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KPIs de RH: saiba o que é e qual a importância para otimizar a gestão de pessoas

No mundo do trabalho, os gerentes de RH têm a tarefa de garantir que a empresa tenha uma força de trabalho saudável e produtiva. Neste artigo, discutiremos a importância dos Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) para os Gerentes de Recursos Humanos.
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No mundo do trabalho, os gerentes de RH têm a tarefa de garantir que a empresa tenha uma força de trabalho saudável e produtiva. Neste artigo, discutiremos a importância dos Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) para os Gerentes de Recursos Humanos.

Manter os funcionários felizes e motivados é a chave para garantir que eles continuem produzindo um trabalho de alto nível. Além disso, acompanhar o desempenho dos funcionários facilita o feedback regular e evita que eles sintam que estão trabalhando no vácuo.

Como Gerente de RH, você provavelmente já está extremamente ocupado. Portanto, seu tempo é precioso e por isso é especialmente importante entender e aplicar as melhores práticas para gestão de pessoas. Uma destas práticas é justamente o acompanhamento dos KPIs de RH.

Quais são os principais KPIs de RH?

Um KPI é uma representação numérica do sucesso de um negócio, departamento ou mesmo de um projeto, ou seja, é uma métrica como tantas outras que existem.

É o entendimento de quais são as métricas mais importantes para o seu negócio e a rotineira coleta e análise destas métricas que farão a grande diferença.

Por exemplo, uma empresa que aumenta o número de funcionários em 50% em um período de três anos teria alcançado um indicador-chave de desempenho positivo se estivesse em um momento de expansão de suas operações.

Ao contrário das metas, que geralmente são de natureza aspiracional, os principais indicadores de desempenho são concretos. Eles são específicos, quantificáveis ​​e comprovados para orientar a tomada de decisões. Os exemplos comuns incluem:

  • Número de novos funcionários contratados;
  • Número de horas trabalhadas pelos funcionários;
  • Número de vendas geradas ou tarefas concluídas;
  • Índice de turnover;
  • Índice de satisfação do cliente;
  • Índice de felicidade;
  • Índice de engajamento dos funcionários.

Por que os indicadores-chave de desempenho são importantes para o RH?

Acompanhar e melhorar o desempenho dos principais colaboradores permite que gerentes e líderes de RH identifiquem pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Dessa forma, eles podem tomar decisões informadas que os ajudarão a alcançar seus objetivos.

Os Gerentes de Recursos Humanos são encarregados de otimizar a experiência do funcionário e gerenciar seu ciclo de vida na organização. Ao entender como eles se sentem e o que desejam, os gerentes podem implementar estratégias para melhorar o engajamento e a retenção.

Por exemplo, digamos que você trabalhe para um Departamento de RH responsável por contratar novos funcionários e integrá-los à empresa. É importante acompanhar o sucesso de seus esforços de contratação, pois um desempenho ruim nessa frente pode indicar um problema sério com seu processo de integração do colaborador ao entrar na empresa. A partir daí, você pode tomar medidas para corrigir o problema e melhorar a taxa de sucesso das novas contratações.

Acompanhar o desempenho dos funcionários e identificar áreas de melhoria costuma ajudar as empresas a identificar problemas como baixa moral, alta rotatividade de funcionários ou incapacidade de atrair os melhores talentos. Além disso, os principais indicadores de desempenho podem ser usados ​​para definir metas mais realistas e medir o sucesso de forma mais assertiva.

Como definir os KPIs de RH na sua empresa?

Para acompanhar com eficácia os principais indicadores de desempenho, é essencial entender o que você deseja acompanhar e por quê. Para começar, crie uma lista das métricas essenciais de RH que sua empresa precisa medir. Isso inclui métricas relacionadas à contratação, integração, retenção e engajamento dos funcionários.

Depois de ter as métricas certas, crie uma estratégia para coletá-las e rastreá-las. Lembre-se que a estratégia é fundamental. As atividades de contratação, integração e treinamento parecem muito diferentes em um ambiente de saúde do que em um ambiente educacional. O mesmo vale para métricas relacionadas ao tempo gasto com funcionários e tempo investido para treinamento dos colaboradores.

Outro método frequentemente usado é medir o envolvimento dos funcionários usando eNPS (Employee Net Promoter Score), calculado subtraindo a porcentagem de pessoas que deram feedback negativo da porcentagem que deram feedback positivo.

Para implementar a metodologia de eNPS, os Gerentes de RH normalmente pedem aos funcionários que avaliem sua experiência no trabalho em uma escala de 1 a 5 ou 1 a 10. Ao coletar essas pesquisas, você pode usar o feedback dos funcionários sobre sua experiência para melhorar seu desempenho e consequentemente as operações da empresa.

Conclusão

Hoje, espera-se que todos os negócios sejam orientados por dados. Para se manter relevante em um cenário de constante mudança, você deve ter um Departamento de Recursos Humanos orientado por dados. Com a adoção cada vez maior de tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e aprendizado de máquina, é ainda mais importante ter novos pontos de dados para tomar decisões informadas.

Os Líderes de RH precisam entender como os KPIs da empresa se relacionam com as necessidades dos funcionários. Isso ajudará a identificar áreas de foco, a aproveitar ao máximo seu tempo e usar efetivamente os principais indicadores de desempenho para manter os colaboradores felizes e motivados. Além disso, acompanhar o desempenho deles ajudará você a identificar problemas e evitar que eles se tornem problemas crônicos.

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